Dúvidas e esclarecimentos sobre implantes

Os implantes dentários podem ser indicados em diversas situações, desde casos simples, com perda de um único dente, até os casos mais complexos, com ausência de todos os dentes.

Implantes dentários mudaram a face da odontologia nos últimos 25 anos. 

Um implante dentário é na verdade um substituto para a raiz perdida de um dente. Como as raízes dentárias, os implantes dentários são fixados no osso e não são visíveis uma vez instalados cirurgicamente. 

Eles são feitos de titânio, que é leve, forte e biocompatível, o que significa que não é rejeitado pelo corpo. As ligas de titânio são os metais mais amplamente utilizados em implantes dentários e outros implantes ósseos, como as próteses médicas ortopédicas. Existem implantes feitos de outros materiais como por exemplo cerâmica, mas a maioria absoluta é feito de titânio.

A propriedade especial do titânio de fusão ao osso, chamada osseointegração (“ósseo” - osso; “integração” - fusão ou junção), é a base biológica do sucesso do implante dentário. Isso porque quando os dentes são perdidos, o osso que sustenta esses dentes é perdido também. A colocação de implantes dentários estabiliza o osso, evitando a sua perda. Juntamente com a substituição dos dentes perdidos, os implantes ajudam a manter a forma e a densidade do osso. Isso significa que eles também ajudam a manter o suporte das estruturas dos tecidos moles, tecidos da gengiva, bochechas e lábios. Os implantes dentários devolvem a função mastigatória e estética. Essa funcionalidade proporciona bem-estar social, psicológico e físico.

Céu da boca livre um dos maiores desejos de quem busca terapias com implantes

Com os implantes dentários, não é necessário o uso das placas palatinas, assim como acontece com as dentaduras que ocupam todo o céu da boca. Você se sentirá mais à vontade para falar, sorrir e comer.

Seus dentes não precisam ser desgastados
Com uma ponte fixa convencional, os dentes vizinhos naturais à direita e à esquerda da falha precisam ser desgastados para sustentar a prótese. Quando se utiliza um implante para fechar o espaço, os dentes adjacentes não são afetados, e a estrutura do dente natural permanece intacta.

Existe algum limite de idade para realizar a terapia com implante dentário?
É possível instalar os implantes assim que o osso maxilar parar de crescer. Por isso, nos pacientes jovens, os implantes dentários só podem ser instalados depois que os ossos maxilares estiverem totalmente desenvolvidos. Não existe limite máximo de idade, desde que o paciente não apresente nenhum fator de risco médico significativo. Esta questão será avaliada pelo dentista e médico.

O que é carga imediata?
É a possibilidade de instalar os implantes e a prótese no mesmo dia ou em poucos dias.

Isso deve ser avaliado caso a caso podendo se estender o prazo de espera em 3 meses, 6 meses, alguns casos mais complexos 9 meses ou mais.

Tratamento é divido em duas fases:

  • A primeira fase envolve a instalação cirúrgica do implante.
  • A segunda fase consiste na fase protética onde ocorre moldagem e instalação da prótese.

Nosso laboratório protético próprio oferece qualidade e rapidez, além de personalização nos detalhes desejados por cada paciente.

De Paula Odontologia Juiz de Fora - MG